Eu me recuso a participar da recessão

02/03/2021

Desde que comecei o BNI em 1985, conduzi minha empresa por três recessões. Agora, entramos em nossa quarta recessão devido ao COVID-19. Ao longo do caminho, aprendi que sua mentalidade tem muito a ver com a maneira como se navega com sucesso em uma economia de recessão difícil.

A recessão de 1990
A importância de ter uma mentalidade positiva ficou clara para mim durante a recessão do início dos anos 90. Eu estava participando de um grande evento de networking. Enquanto caminhava pela sala, descobri que quase todos estavam completamente fixados em como as coisas eram horríveis. Foi incrivelmente deprimente. Eu me peguei vagando até que vi alguém parado em um canto observando todos os empresários perturbados presentes. Aproximei-me dele, me apresentei e perguntei o que ele fazia. Ele me disse que trabalhava no mercado imobiliário. Eu me preparei para o ataque de histórias de terror, mas em vez disso, ele disse que as coisas estavam indo bem para ele.

Naturalmente, fiquei surpreso e respondi: "Você disse que trabalhava no mercado imobiliário, certo?"

"Sim", disse ele.

Eu perguntei: “O mercado imobiliário caiu significativamente aqui, não é?”

"Sim", disse ele com um leve sorriso.

"E você está tendo um bom ano?"

Estou tendo meu melhor ano de todos!

Seu melhor ano!” Eu disse espantado. Depois de pensar por um momento, perguntei a ele: "Este é o seu primeiro ano no mercado imobiliário?"

Não,” ele respondeu com uma risada. “Estou no mercado imobiliário há quase 10 anos.

Eu perguntei a ele como ele poderia estar indo tão bem, dadas as condições da economia. Ele enfiou a mão no bolso e tirou um grande botão que dizia:

Eu absolutamente me recuso a participar da recessão!
"É isso? Você tem um botão que diz 'Eu me recuso totalmente a participar da recessão', então seu negócio está crescendo? ” Eu exclamei.

Bem, não é apenas o botão; é a atitude que vem junto com isso ”, ele me disse. “Veja,” ele continuou, “durante tempos difíceis, quase sempre existem oportunidades, e se você quiser ter sucesso, você tem que se concentrar nessas oportunidades”.

Tudo bem”, eu disse. “Ensine-me um pouco sobre isso. Que tipo de oportunidades pode haver agora, quando o mercado imobiliário despencou?

Dois grandes”, respondeu ele. “Em primeiro lugar, existem investidores imobiliários que compram propriedades para alugar e arrendar. Estou indo até eles e encorajando: ‘Não seja uma daquelas pessoas que vem até mim daqui a alguns anos e diz que você deveria ter comprado aquela propriedade quando eu mostrei para você. Deixe-me mostrar um duplex que você pode roubar hoje '. ” Ele fez uma pausa para tomar um gole de água e continuou: “Além disso, ainda há compradores de casas pela primeira vez em uma economia em crise. Estou indo até eles agora e explicando que eles não podiam pagar uma casa há um ano, mas podem hoje. Agora é a hora de comprar enquanto o mercado está baixo.

Ele estava vendendo mais imóveis do que nunca, enquanto os outros na sala estavam obcecados com a recessão econômica e a queda nos preços. E ainda, ele estava ganhando uma matança. Ele encerrou dizendo que o botão representava a atitude e a ação que se deve buscar em tempos difíceis. Ele disse que estava à vontade com a recessão porque muitas das pessoas na sala estariam mudando para outro negócio enquanto ele se concentrava e elas simplesmente congelavam de medo.

A Grande Recessão (2008)
A história dele não é isolada. Eu vi isso acontecer durante as três últimas recessões que experimentei. Anos depois, conheci alguém que havia deixado o emprego, sacou o dinheiro da aposentadoria e decidiu se tornar um empresário. Ele começou seu próprio negócio de movimentação e armazenamento. Começando com um caminhão, um depósito e um escritório, ele abriu as portas e ficou animado para começar sua jornada. Isso foi no início de 2008. Assim que ele entrou para o empresariado, a Grande Recessão desabou sobre ele.

Ele ficou arrasado. Todas as suas esperanças, sonhos e dinheiro estavam prestes a evaporar. No entanto, ele teve uma atitude semelhante em relação ao meu amigo imobiliário. Com uma mentalidade positiva, ele aumentou seus esforços e mergulhou em grupos de networking para construir seu boca a boca. Ao mesmo tempo, ele integrou programas de autoarmazenamento em seu negócio para ajudar as pessoas que consolidaram residências durante esse período. Esta foi uma das poucas áreas de crescimento durante a recessão.

O resultado final foi que ele também se recusou a participar da recessão. Ele estava focado em soluções enquanto outras pessoas estavam congeladas de medo. Ele saiu daquela recessão maior e mais forte do que quando ele e sua empresa entraram nela. Você pode encontrá-lo hoje com muitos caminhões e vários locais em todo o país.

A recessão COVID-19 (2020)
Os empresários têm dois problemas este ano. Primeiro, COVID-19 e agora, uma recessão. O que sei que é verdade é que, se você se concentrar no problema, será um especialista nele. Concentre-se nas soluções que o ajudarão nas duas lutas.

Uma mentalidade poderosa começa com a crença de que você pode encontrar soluções para a situação atual. A crença é aquela vozinha dentro de você sussurrando para você as coisas que "podem ser", enquanto todos ao seu redor estão gritando sobre as coisas que "não podem ser". A mentalidade certa, junto com um plano de ação, o conduzirá com sucesso por esses tempos turbulentos. Eu, pelo menos, estou saindo hoje para fazer mais botões que dizem: "Eu me recuso a participar da recessão." Eu convido você a fazer o mesmo.

Este artigo foi originalmente publicado em Dr. Ivan Misner®.

Traduzido e adaptado para a Língua Portuguesa por Sandro de Jesus, Diretor Executivo do BNI.

Membro do BNI fecha negócio com Elton John e Richard Branson

13 segredos para fazer sua empresa crescer rapidamente

Referências levam ao crescimento confiável dos negócios em qualquer economia

Identifique as oportunidades de networking para alcançar seu mercado-alvo