Networking é mais sobre agricultura que caça

19/02/2021

Ao longo dos anos, observei que a maioria dos profissionais de negócios trabalha em rede da mesma forma que nossos ancestrais que moravam em cavernas procuravam comida. Se eu pudesse transmitir um pouco de sabedoria sobre o networking e a obtenção de mais referências, seria o seguinte: Networking significa cultivar novos contatos, não caçá-los.

Solicitação prematura

Um estranho já solicitou uma indicação ou negócio? Eu chamo isso de “solicitação prematura”. Já fui sua vítima muitas vezes. Anos atrás, eu estava falando em um evento de networking e, antes da minha apresentação, uma pessoa desconhecida se aproximou de mim e disse: “Oi, é um verdadeiro prazer conhecê-lo. Eu entendo que você conhece Richard Branson. Ofereço serviços de marketing especializados e tenho certeza de que suas empresas Virgin podem se beneficiar com o que eu ofereço. Você poderia me apresentar a ele para que eu possa mostrar a ele como isso ajudaria suas empresas? ”

Respondi com a seguinte resposta: “Olá, sou Ivan Misner. Sinto muito. Acho que não nos conhecemos antes. Pode dizer o seu nome novamente?" Isso surpreendeu o homem o suficiente para fazê-lo perceber que sua solicitação poderia ter sido um pouco prematura. Continuei a explicar a ele. “Eu regularmente indico pessoas aos meus contatos, mas somente depois de estabelecer um relacionamento forte e de longo prazo com o provedor de serviços”. Ele me agradeceu e passou para sua próxima vítima.

Ao longo dos anos, muitas pessoas compartilharam comigo suas frustrações sobre estranhos que se lançam sobre elas em reuniões de networking e pedem negócios. No entanto, ocasionalmente, alguém compartilhará comigo que aprova o uso de “solicitação prematura”. Aqui está um exemplo que recebi:

Caçando Networkers

“Acontece que eu não acredito que você precisa de um relacionamento com a pessoa a quem está perguntando primeiro. O que você deve ter é uma história ou produto / serviço convincente que beneficie genuinamente a referência. O fato de você não ter cultivado um relacionamento com a pessoa tornou-se irrelevante porque, mais importante, você estava em uma posição de ajudar [seu contato] a se beneficiar com a apresentação. Se for um benefício genuíno para a pessoa encaminhada, não vejo o problema. Quem sou eu para negar algo bom aos meus contatos? ”

A relação é “irrelevante”, segundo essa pessoa. Não importa se eu realmente conheço ou confio em alguém. Contanto que a pessoa tenha um produto valioso, não devo “negar algo bom aos meus contatos”. Eu discordo totalmente e gostaria de pedir a qualquer pessoa interessada em redes de negócios que tenha o seguinte em mente:

- Networking não é sobre caça.
- Networking é sobre agricultura.
- É sobre como cultivar relacionamentos.
- Não seja acusado de solicitação prematura.

Farming Networkers

Esse tipo de networker também conhece pessoas. No entanto, eles constroem relacionamentos primeiro, em vez de apenas adicionar nomes a uma lista de contatos. Eles estão construindo fontes de referência para pessoas que foram encaminhadas a eles por suas alianças estratégicas. O networking adequado significa dedicar tempo para cultivar relacionamentos. Use as oportunidades de networking para conhecer pessoas pela primeira vez. Em seguida, agende horários adicionais para se conectar e construir confiança com eles. Não peça a alguém uma indicação de negócios até que você tenha certeza de que a pessoa conhece e confia em você.

Networking é realmente como agricultura. Comprometa-se a dominar o que é necessário para aproveitar com eficiência e eficácia o potencial de suas “safras de relacionamento” e você terá uma colheita abundante de relacionamentos mutuamente satisfatórios e crescimento sustentável em seus negócios.

Este artigo foi originalmente publicado em Dr. Ivan Misner®.

Traduzido e adaptado para a Língua Portuguesa por Sandro de Jesus, Diretor Executivo do BNI.

Membro do BNI fecha negócio com Elton John e Richard Branson

13 segredos para fazer sua empresa crescer rapidamente

Referências levam ao crescimento confiável dos negócios em qualquer economia

Identifique as oportunidades de networking para alcançar seu mercado-alvo