O Networker Tímido

14/07/2021

Em última análise, o objetivo do networking é construir relacionamentos com outras pessoas em um nível emocional para ajudar a construir um negócio. Envolve conhecer e interagir com pessoas que você pode conhecer e em quem você pode confiar. No entanto, o networker tímido está ansioso para entrar em contato com contatos e clientes potenciais. Sentir-se à vontade para se apresentar a estranhos é um dos maiores obstáculos para um networking de sucesso. Se você é um networker tímido, você não está sozinho. Muitas pessoas se sentem um pouco assustadas em ir a um evento de networking ou conhecer muitos estranhos. A boa notícia é que existem três coisas que você pode fazer para reduzir sua ansiedade.

Agindo como um anfitrião
Em seu livro, Skills for Success, a Dra. Adele Scheele conta sobre um coquetel onde conheceu alguém que hesitava em se apresentar a estranhos. A Dra. Scheele sugeriu que ele “considerasse um cenário diferente para a noite. Ou seja, considere-se o anfitrião da festa em vez de seu convidado.” Ela perguntou a ele se ele fosse o anfitrião, ele não se apresentaria a pessoas que não conhecia e, em seguida, apresentaria um ao outro? Ele não procuraria calmaria nas conversas ou traria novas pessoas para um pequeno grupo já formado?

O novo conhecido de Scheele reconheceu a diferença óbvia entre o papel ativo do anfitrião e o papel passivo do convidado. Scheele concluiu que "não havia nada que impedisse este homem de desempenhar o papel de anfitrião, embora ele não fosse o anfitrião real."

Não aja, seja
Agora eu sei que parece fácil ... mas, no fundo, agir como o anfitrião não é tão simples para muitas pessoas. Nem todos os indivíduos são bons em “agir” como algo que não são. Portanto, tenho uma coisa importante a acrescentar a este conselho: NÃO "AJA" como o anfitrião, "SEJA" o anfitrião.

A maioria das organizações e grupos empresariais para os quais você vai tem uma posição responsável por receber visitantes. Sei que parece loucura dizer a alguém que não se sente à vontade para conhecer novas pessoas em um evento de networking para ser o anfitrião. No início, deve soar um pouco como dizer a um boxeador para "se inclinar para um soco!" no entanto, há uma grande diferença e funciona.

Os medos da maioria das pessoas em relação a conhecer novas pessoas em eventos de networking vêm de não ter um contexto adequado para se apresentar aos outros. Quando você é o anfitrião, não se sente desconfortável em se apresentar a alguém que não conhece e que está na sua festa. Portanto, a chave para se sentir confortável é estabelecer o contexto adequado.

Torne-se um porteiro
Para estabelecer o contexto apropriado, eu recomendo que você se ofereça como um Embaixador, ou Anfitrião de Visitantes, nos grupos de networking aos quais você pertence. Um Embaixador ou Anfitrião de Visitantes é alguém que cumprimenta todos os visitantes e os apresenta a outras pessoas. Com o tempo, esse tipo de posição permitirá que você conheça muitas pessoas, coloque-as junto com outras e se torne um “porteiro” realizado. Ajudar outras pessoas a se conectarem, se encontrarem e obterem o que precisam irá, sem dúvida, ajudá-lo a construir seu negócio. Além disso, fará isso de uma forma que ajude os outros.

Ao usar esta técnica, você começará a desenvolver excelentes habilidades de rede e obterá grande exposição a muitos profissionais de negócios em um curto espaço de tempo.

Uma característica distintiva dos milionários que começaram de baixo é que eles se conectam em todos os lugares. Mais importante, eles fazem isso o tempo todo - em conferências de negócios, no clube de saúde, no campo de golfe ou com a pessoa sentada ao lado deles no avião. Esse fato por si só deve motivá-lo a se colocar em situações em que possa conhecer novas pessoas e fazê-lo de uma maneira que se sinta confortável.

Não é chamado de net-sit ou net-eat, é chamado de net-work. Se você deseja se tornar um networker melhor, experimente esta técnica. Você ficará nervoso e o ato de fazer networking pode parecer estranho, mas forçar-se às vezes pode levar a grandes coisas. Você ficará satisfeito com os resultados.

Este artigo foi originalmente publicado em Dr. Ivan Misner®.

Traduzido e adaptado para a Língua Portuguesa por Sandro de Jesus, Diretor Executivo do BNI.

Membro do BNI fecha negócio com Elton John e Richard Branson

13 segredos para fazer sua empresa crescer rapidamente

Referências levam ao crescimento confiável dos negócios em qualquer economia

Identifique as oportunidades de networking para alcançar seu mercado-alvo