Paixão, Pessoas, Processos

02/02/2021

Depois de quatro décadas no mundo dos negócios, descobri que esses três conceitos realmente resumem a receita de sucesso de um empreendedor.

Primeiro, você deve ser apaixonado pelo que oferece aos seus clientes. Nada de grande na vida foi realizado sem paixão. Isso começa certificando-se de que você (e sua equipe) estão trabalhando em sua chama e não em sua cera. Quando as pessoas estão trabalhando em suas chamas, estão pegando fogo. Isso se mostra na maneira como agem e na maneira como falam sobre o que fazem. Quando as pessoas estão trabalhando em sua cera, toda a sua energia é retirada. Isso transparece na forma como agem e também na forma de falar.

Não faz muito tempo, alguém me disse que estavam treinando pessoas em sua empresa sobre como fazer algo muito importante e, depois de fazer o treinamento cerca de dez vezes, estavam ficando entediados. Isso me preocupou no começo porque parecia que "treinamento" era a cera dessa pessoa e eu perguntei a ele sobre isso. Ele disse que gostava muito de treinar e que queria superar essa sensação de tédio ao fazer o mesmo material repetidamente.

Eu disse a ele duas coisas:

1. Na próxima vez que ele fizer o treinamento, reconheça que esta pode ser a 11ª vez que ele fará a apresentação, mas é a primeira vez que o público a ouvirá. Pense em como ele ficou animado quando foi ele quem aprendeu esse conteúdo pela primeira vez. Abrace esse sentimento e certifique-se de que a equipe também sinta a empolgação de aprender esse conteúdo pela primeira vez.

2. Contar histórias é uma parte importante do ensino de novas ideias para sua equipe. Certifique-se de "reviver" a história - não apenas "recontar" a história. Reviver a história lhe dá a mesma empolgação de quando você a experimentou ou ouviu pela primeira vez. É esse tipo de paixão que você precisa aplicar ao seu negócio.

Eu o vi cerca de um ano depois. Ele já havia feito o treinamento dezenas e dezenas de vezes. Ele me disse que meu conselho mudou completamente sua abordagem e as pessoas em sua empresa que foram para seu treinamento saíram sobrecarregadas com a organização. Ficou muito feliz em ver as “luzes acenderem” durante o treinamento dos funcionários da empresa.

É isso que acontece quando você é apaixonado pelo serviço que tem a oferecer.

As pessoas são a próxima peça da fórmula. Eles são o ativo mais valioso para praticamente todas as empresas do mundo. As pessoas conduzem o motor de um negócio. Para mim, isso significa pelo menos duas coisas:

1. Estar constantemente trabalhando em sua equipe. Ajude-os a melhorar seu desempenho apoiando-os por meio de treinamento e orientação. Os empreendedores que garantem que seu pessoal receba orientação adequada terão mais sucesso. Todos nós temos pessoas em nossas vidas que estão "em nossa história". São pessoas que nos deram pequenas pepitas de ajuda ou grande apoio de alguma forma. São pessoas que nos ajudaram a ser uma versão melhor de nós mesmos e que estão em nossa história. Um grande empresário, no entanto, reconhece que a verdadeira medida da orientação não é "quem está em nossa história", mas sim "em que história estamos?" De quem mudamos a vida de alguma forma para ajudá-los a serem uma versão melhor de si mesmos?

2. Seja um campeão cultural. A cultura de uma organização é o molho secreto para grandes empresas. É o DNA de uma organização. Certifique-se de que os valores essenciais do negócio estão infundidos nos corações e mentes das pessoas em sua organização. Se você tem valores organizacionais saudáveis ​​e se esforça muito para compartilhá-los e vivê-los, você ajuda a formar uma equipe que também será leal aos valores da organização. Quando isso acontecer, certifique-se de tratar essa lealdade (aos valores essenciais), como a realeza na organização.

Por último, trata-se de processo. Ter bons sistemas em funcionamento permite que as pessoas se envolvam em sua paixão por fornecer um desempenho de qualidade. O processo é importante. Os sistemas são importantes. Aqui estão duas idéias sobre o processo:

1. Embora o processo e os sistemas sejam importantes, também é importante entender que você deve aplicar os processos mais como Mandela do que como Átila. Em outras palavras, não seja um tirano na aplicação de seus sistemas. Quando eu tinha 13 anos, minha mãe me deu um peso de papel que ainda está na minha mesa. Diz: “Diplomacia é a arte de deixar outra pessoa fazer o que você quer”. Ela me disse que se tratava de colaboração, não de manipulação. Tratava-se de trabalhar com pessoas para ajudar a alcançar o sucesso para todos.

2. Verifique seus processos regularmente. Não seja escravizado por práticas antigas. Muitas vezes, tenho visto empresas criarem processos incrivelmente complicados que são desmoralizantes para as pessoas na organização. Aqui, é importante que o empreendedor ouça sua equipe quando ela fala que um processo é complicado. Ter mecanismos para garantir a comunicação. Descobri que ter órgãos consultivos que representam as pessoas que realizam o trabalho, bem como aqueles que recebem o serviço, realmente ajuda a entregar um melhor produto. Também recomendo que você vá e execute o processo sozinho para ver o que eles veem. Isso pode ser realmente uma experiência esclarecedora.

Paixão, pessoas, processos. Se você criar uma organização que execute bem nessas três áreas, será uma força a ser enfrentada. Você se tornará um líder em seu setor e criará uma empresa incrível.

Chamado de “pai do networking moderno” pela CNN, o Dr. Ivan Misner é autor de um best-seller do New York Times. Ele também é o Fundador e Diretor Visionário do BNI (www.bni.com), a maior organização de networking de negócios do mundo. Seu último livro, Infinite Giving, The 7 Principles of Givers Gain® é um livro sobre como construir uma vida e negócios onde você não precisa escolher entre ganhar ou ajudar os outros.

Este texto foi originalmente publicado em Dr. Ivan Misner®.

Traduzido e adaptado para a Língua Portuguesa por Sandro de Jesus, Diretor Executivo do BNI.

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