Reconecte-se com seus ex-colegas de classe

19/08/2021

Durante a temporada de “volta às aulas”, sempre me lembro do meu primeiro dia na University of Southern California. Foi aqui que fiz um doutorado em comportamento organizacional. Um professor passou a primeira parte da aula falando sobre a “rede de elite” de colegas. Estaríamos trabalhando ao lado desses colegas e ele falou sobre como construiríamos relacionamentos para toda a vida com eles. Em vez disso, nos espalhamos para perseguir nossos objetivos profissionais, sem qualquer contexto para manter contato após a formatura. Não estive em rede com nenhum de meus ex-colegas de classe ao longo dos anos. Portanto, não dei ou recebi de nenhum de meus ex-colegas uma recomendação de negócios.

Felizmente, a Internet agora oferece uma infinidade de opções para ajudá-lo a se reconectar com velhos amigos e conhecidos da escola. Aqui estão três etapas para converter esses relacionamentos anteriores em novas ferramentas úteis para o seu negócio.

Entre em contato com o departamento de serviços de ex-alunos da sua escola.
Ao ser ativo com sua organização de ex-alunos, você pode compartilhar notícias sobre seu negócio que podem chamar a atenção de seus colegas graduados. Você também pode pesquisar outros ex-alunos para descobrir com quem deseja se conectar.

Reconecte-se com seus ex-colegas de classe usando as redes sociais.
LinkedIn é uma plataforma online que conecta profissionais de todo o mundo. Um perfil completo do LinkedIn inclui sua formação educacional, além de suas experiências profissionais. Você provavelmente encontrará muitos de seus ex-colegas de classe porque o LinkedIn exibirá todos que cursaram a faculdade ao mesmo tempo que você.

O Facebook é um site de rede social que facilita a conexão e o compartilhamento online com familiares e amigos. Eu ouço histórias o tempo todo sobre como as pessoas se reconectaram com colegas de classe e amigos de infância que não viam há anos.

A mídia social é mais bem usada como uma ferramenta de construção de marca. No entanto, você pode usá-lo para encontrar novos leads de vendas para fazer uma venda e fechar um negócio. Escreva uma postagem ocasional em suas páginas perguntando a seus seguidores se eles conhecem alguém que possa ser um cliente em potencial para sua empresa. Você também pode ocasionalmente mencionar uma oferta especial ou anunciar um evento especial. Incentive seus seguidores a “curtir” e “compartilhar” suas postagens com as pessoas em suas redes.

Procure referências gentilmente.
Depois de organizar sua rede, a próxima etapa é explorar seu capital social com muito tato. Mas tenha cuidado. Networking é construir relacionamentos mais fortes, não fechar uma venda. Se você tentar vender imediatamente para um antigo colega, ele pode desistir, desconectar-se ou “desampará-lo”. Você não fala com seus colegas de classe há anos. Portanto, reserve um tempo para reconstruir um relacionamento forte primeiro.

Eu encorajo você a se conectar com um de seus ex-colegas durante a próxima semana, usando uma das opções de rede online. Depois de ter começado a se reconectar com antigos colegas de classe, é importante manter o controle desses contatos valiosos, configurando e mantendo um sistema de banco de dados para organizar sua rede para poder acompanhá-los regularmente.

Essas dicas irão ajudá-lo a se reconectar efetivamente com seus ex-colegas de classe, para que você não tenha que ficar sentado esperando por uma reunião para ter a oportunidade. O principal é manter contato com esses contatos de negócios potencialmente maravilhosos. Mantenha uma rede pessoal poderosa entrando em contato com seus antigos colegas de classe (talvez vá "à velha escola" e ligue para eles) regularmente e adote essas dicas agora.

Este artigo foi originalmente publicado em Dr. Ivan Misner®.

Traduzido e adaptado para a Língua Portuguesa por Sandro de Jesus, Diretor Executivo do BNI.

Membro do BNI fecha negócio com Elton John e Richard Branson

13 segredos para fazer sua empresa crescer rapidamente

Referências levam ao crescimento confiável dos negócios em qualquer economia

Identifique as oportunidades de networking para alcançar seu mercado-alvo