Sendo Intencional sobre a Diversidade

02/08/2021

"Being Intentional About Diversity" foi escrito com meu co-autor de "Networking Like a Pro", Brian Hilliard.

Com tudo o que está acontecendo no mundo hoje, achamos que seria um bom momento para dar uma pausa e falar sobre diversidade e, mais especificamente, sobre diversificar sua rede de negócios. O desenvolvimento de uma rede verdadeiramente diversificada não é apenas a coisa certa a se fazer, mas também a coisa mais inteligente a se fazer. Porque sejamos honestos, pessoas diferentes trazem coisas diferentes para a mesa em termos de quem elas conhecem e como podem ser capazes de indicar ou ajudar de outra forma sua empresa.

Como dissemos em nosso livro Networking Like a Pro, as redes são desajeitadas por natureza. Os seres humanos têm a tendência de se reunir e se cercar de pessoas semelhantes a nós. . . seja por raça, sexo, religião ou status profissional. Infelizmente, essa abordagem de rede tem consequências indesejadas - ou seja, tendemos a formar grupos. É por isso que é tão importante sermos intencionais sobre a maneira como desenvolvemos nossa rede pessoal. Uma rede pessoal diversificada permite aumentar a possibilidade de incluir conectores em sua rede. São pessoas que se cruzam de alguma forma entre dois ou mais grupos de pessoas. A melhor maneira de aumentar o número de conexões possíveis em sua rede é desenvolver intencionalmente uma rede diversa e heterogênea que tenha conexões com outros grupos de pessoas.

Se você partir da premissa de que os relacionamentos são a moeda do homem de negócios moderno de hoje, é lógico que ter uma rede de negócios etnicamente diversa - composta por pessoas que parecem diferentes de você - na verdade é o próximo passo lógico quando se trata de construir um negócio próspero baseado em referências.

Mas para muitas pessoas, especialmente aquelas na maioria, a questão é como.

Em outras palavras, como um empresário (ou mulher) branco, posso diversificar minha rede e conhecer mais empresários nas comunidades afro-americanas, asiáticas ou latinas?

Essa é uma ótima pergunta e que, à primeira vista, pode parecer uma tarefa difícil, para dizer o mínimo.

Mas, como acontece com a maioria das perguntas aparentemente complicadas, a resposta é bastante simples: seja mais intencional sobre isso.

Em outras palavras, como membro de qualquer grupo étnico, a tendência é passar o tempo com mais pessoas como você. Portanto, seja qual for a etnia que eu seja, é mais provável que tenha amigos e contatos de negócios dessa etnia. E embora isso seja compreensível, sentimos que os empreendedores que diversificam suas redes - com base na etnia, gênero e uma série de outros fatores - estão na verdade mais bem posicionados para ter mais sucesso.

Na verdade, a McKinsey & Company fez um relatório em 2015 ("Diversity Matters" ou "Diversidade Importa") que determinou que as empresas com uma alta diversidade racial e étnica têm, na verdade, 35% mais probabilidade de desempenho acima do retorno médio nacional de sua indústria.

Portanto, a questão é: o que podemos fazer para ramificar e superar a atração gravitacional que todos sentimos em relação a passar o tempo com pessoas que se parecem conosco? Em vez disso, como podemos nos tornar mais intencionais em nossas ações quando se trata de realmente conhecer e envolver outras pessoas em diferentes comunidades?

Outra ótima pergunta ... e temos algumas ideias.

1. Reconheça que a diversidade é um processo, não um programa. Em outras palavras, diversificar sua rede deve ser algo que você queira fazer e se comprometa a fazer diariamente. Precisa se tornar parte de suas crenças centrais de que você será intencional ao encontrar e envolver pessoas que não se parecem com você. Qualquer coisa menos do que isso é quase garantido que acabe falhando.

2. Observe o seu telefone e os contatos comerciais nas redes sociais. Todos eles “parecem” iguais em termos de etnia, idade, educação e gênero? Em caso afirmativo, continue lendo porque você pode ter algum trabalho a fazer. Como dissemos acima, a diversidade é um processo, não apenas um programa. Isso tem que ser um processo contínuo.

3. Considere ser voluntário em certas organizações que o colocam em contato com pessoas diferentes de você. Isso pode ser tão simples quanto se voluntariar como técnico para um time local de esportes, agendar algum tempo para visitar uma escola do centro da cidade durante o “dia da carreira” ou participar de um conselho de serviço comunitário local. Apenas tome para si a tarefa de alargar o âmbito dos contatos que tem com várias etnias.

4. Faça questão de falar com pessoas que não se parecem com você. Este é um que eu (Brian) pessoalmente comecei a fazer 2 anos atrás, e eu adoro isso! Então, como um homem negro em seus 40 anos que cresceu no Norte, mas mora no Sul, eu me encarrego de falar com QUALQUER pessoa branca que pode ou não ter a mesma educação que eu, ou que pode ou não ser na mesma forma física que eu, ou que pode ou não ser do Norte como eu. E não é uma questão de ser condescendente com as pessoas ou algo assim ... Eu só faço questão de passar por elas no supermercado, caminhando até o meu carro no estacionamento, pegando um pouco de comida chinesa para dizer “Ei, como vai? ” E dependendo da situação, às vezes isso leva a mais conversa, às vezes não. Mas isso tira todos da sua zona de conforto para envolver um pouco as pessoas novas.

5. Convide diferentes pessoas de diferentes etnias para o seu grupo de networking. Se você está em uma Câmara de Comércio local ou uma equipe BNI, esta é uma oportunidade perfeita para envolver outras pessoas e convidá-las para o seu grupo. Por exemplo, talvez você esteja trabalhando em rede e vendo uma pessoa diferente de você e decida implementar o Ponto 4 acima. Ok, então durante essa conversa, você os informa sobre o seu grupo e vê se eles gostariam de participar. E é isso. Super fácil de fazer e muito intencional.

6. Faça desta uma iniciativa de cima para baixo, onde quer que você esteja na organização. Para aqueles de vocês que têm funcionários em sua empresa, este ponto é crucial. Se você deseja ter diversidade em sua organização e ser mais bem-sucedido como um negócio por causa disso, então você absolutamente deve assumir a liderança e fazer da diversidade uma “coisa”. O que significa que é algo que as pessoas valorizam, algo que as pessoas fazem e algo que você, como líder, dá como exemplo regularmente para que elas imitem.

7. Diversidade na estrutura de sua empresa. Semelhante ao ponto de liderança anterior, se você pretende levar a diversidade em seu negócio a sério, recomendamos que considere seriamente torná-la um dos valores centrais de sua empresa. Coloque-o em seu material público, destaque-o ao falar com sua equipe / funcionários e faça parte do DNA da cultura organizacional para que as pessoas saibam como você se sente a respeito e como ele se desenvolve em sua empresa.

É importante notar que existe uma diferença sutil, mas crucial, entre inclusão e diversidade. Você pode ter uma organização onde os membros acham que é muito inclusiva, mas quando você olha de fora, ela realmente parece diversa? Caso contrário, você precisa ser mais intencional sobre ser inclusivo para criar diversidade. A diversidade é um fato; a inclusão é uma escolha. Agir intencionalmente de forma inclusiva é o que cria diversidade.

Não se culpe se ainda não estiver lá ... talvez você não tenha feito essas coisas tão bem quanto poderia. Mas hoje é o dia de começar. Nunca é tarde para fazer a coisa certa.

Este artigo foi originalmente publicado em Dr. Ivan Misner®.

Traduzido e adaptado para a Língua Portuguesa por Sandro de Jesus, Diretor Executivo do BNI.

Créditos da imagem à Gerd Altmann por Pixabay

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