Sinto muito, não consigo me lembrar do seu nome

08/04/2021

O que você faz quando conhece alguém e não consegue lembrar o nome dela? Isso pode ser constrangedor. Observei isso muitas vezes ao longo dos anos durante eventos de networking. Também observei as diferentes maneiras como outras pessoas lidaram com o esquecimento do nome de alguém. Alguns apenas fingiram participando de uma conversa na esperança de obter uma pista. Eles tentam se lembrar de onde a outra pessoa era ou como a conhecia. Por outro lado, tenho ouvido pessoas chegarem e dizerem: "Ei, desculpe, esqueci seu nome" ou "Desculpe, não me lembro de onde você é?".

Neste vídeo, compartilho a história de um dos leitores do meu blog que descreve um cenário dessa natureza e respondo à pergunta dele sobre o que eu teria feito se estivesse na mesma situação complicada.

O que não fazer quando você não consegue se lembrar de um nome
Se isso acontecer com você, recomendo que não diga: “Desculpe, esqueci seu nome” ou “Não me lembro de onde você é”. Eu descobri que as pessoas às vezes levam para o lado pessoal que você não consegue se lembrar delas. Não há razão para se envergonhar e envergonhá-los porque você não sabe quem eles são. Eles podem começar a evitá-lo porque você não os reconheceu antes.

Finalmente, você não quer dizer: “Prazer em conhecê-lo”. Mesmo que você não se lembre de ter conhecido a pessoa, ela claramente o conhece, então é bem provável que você não a “encontre” pela primeira vez.

O que fazer
Quando você esquecer o nome de alguém, recomendo dizer “Oi, que bom ver você” e, em seguida, inicie uma conversa simples para ajudá-lo a se lembrar com base na situação ou evento atual do qual você está participando. Iniciar um diálogo é uma ótima maneira de sacudir a massa cinzenta em sua cabeça para tentar lembrar quem eles são. Se você ainda não consegue se lembrar depois de conversar um pouco, é hora de parar de tentar e seguir em frente. Antes de sair, diga a eles: “Ei, foi bom ver você de novo. Tenho que correr. Falo com você da próxima vez ”.

Pode ser difícil lembrar nomes, especialmente se você for um networker ávido. Anos atrás, fui informado sobre um processo de quatro etapas que o ajudará a lembrar os nomes das pessoas - e realmente funciona!

OK, não lembrar o nome de alguém também aconteceu comigo. Dizer “é bom ver você” e, em seguida, iniciar um diálogo é uma ótima maneira de lembrar o nome deles. Se você não quiser absolutamente usar essa técnica, uma abordagem alternativa pode ser aquela que alguém uma vez compartilhou comigo: "Desculpe, estou tendo um 'Momento Sênior' total e não me lembro onde nos encontramos ”. Sinta-se à vontade para usar isso se você não se sentir muito corajoso com a abordagem “é bom ver você”. No entanto, esteja preparado para alguns sentimentos feridos.

Se você já foi abordado por alguém e ficou em branco ao tentar lembrar o nome dela, ou mesmo de onde você a conhece, você sabe como essa situação pode ser embaraçosa e embaraçosa. Por fim, sempre use seu crachá ao fazer networking pessoalmente, para que as pessoas que você conhecer possam lembrar facilmente seu nome.

Este artigo foi originalmente publicado em Dr. Ivan Misner®.

Traduzido e adaptado para a Língua Portuguesa por Sandro de Jesus, Diretor Executivo do BNI.

Membro do BNI fecha negócio com Elton John e Richard Branson

13 segredos para fazer sua empresa crescer rapidamente

Referências levam ao crescimento confiável dos negócios em qualquer economia

Identifique as oportunidades de networking para alcançar seu mercado-alvo